O litoral norte de SP guarda belas cachoeiras. Vamos explorá-las.

O litoral norte de SP guarda belas cachoeiras. Vamos explorá-las.

Você sabia que o litoral norte de SP possui cachoeiras belíssimas? 

Com um visual bem característico, com lindas praias tropicais cercadas por montanhas, dentro da Mata Atlântica, o litoral norte não é conhecido apenas por suas praias, mas também por passeios ecoturísticos, aventuras em meio à natureza, cultura e gastronomia. 

Hoje vamos explorar as cachoeiras, em tamanhos diversos, com uma fauna e uma flora bastante diversificadas também. A cidade investe cada vez mais em ecoturismo e os passeios são bem estruturados. Trilhas, tirolesa, rapel e arvorismo complementam os passeios pelas cachoeiras, agradando a todos os gostos: desde os que preferem apenas um banho de cachoeira tranquilo e energizante até os que preferem passeios mais radicais. 

Muito conhecidas pelos turistas e moradores locais, as cachoeiras de Boiçucanga e Toque-toque Grande são bastante procuradas.

  • Cachoeira de Boiçucanga

Própria para um banho tranquilo e relaxante, tem uma queda d ‘água que forma piscinas naturais antes de desembocar no mar. 

Fica na região de Ribeirão do Itú. 

  • Cachoeira do Toque-toque Grande

Se você não pretende fazer nenhuma trilha por florestas fechadas, essa deve ser a sua escolha de cachoeira: fica a 20 metros da Rodovia Rio-Santos. 

É a principal fonte de água potável para a cidade, então a Prefeitura proíbe o uso de produtos químicos (sabonete, shampoo, cremes, entre outros) durante o banho, para preservar seu grau de pureza. 

Além dessas opções, algumas outras estão disponíveis: 

  • Cachoeira da Pedra Lisa

Passeio lindíssimo, mas com nível reduzido de aventura. Considerada para iniciantes neste quesito. 

Após uma caminhada leve, o visual da cachoeira é deslumbrante e o banho nas águas cristalinas e tranquilas compensam o pequeno esforço. 

  • Cachoeira de Maresias

O início da trilha para chegar a esta cachoeira é mais fácil de acompanhar e possui cachoeiras menores. Ao longo do caminho, porém, o grau de dificuldade vai aumentando, com trilhas mais longas em mata mais fechada. 

No final, uma sequência de quedas d’água ao longo do rio, que exigem um pouco mais de habilidade para o acesso. 

  • Cachoeira de Camburi

Ideal para quem gosta de mergulhos, com seus 12 metros de queda, que foram uma piscina natural de águas mais profundas. 

Mais ou menos 30 minutos de caminhada pela Mata Atlântica mais fechada e de natureza conservada são presenteados com um banho que renova todas as energias. Vale a pena. 

Enfim, mais um passeio bem democrático, que atende a diversos gostos, desde os mais aventureiros aos nem tanto assim. 

Conheça as cachoeiras do litoral norte de SP. Com certeza você vai gostar. 

Gostou deste post? Compartilhe. 

Produzido por A&P Web.