Dicas de como se planejar financeiramente antes de viajar

Com a chegada de um ano novo e da temporada de verão, é comum que passe pela sua cabeça a possibilidade de se fazer aquela viagem rápida para desestressar e começar o ano com a energia revigorada. 

Para isso, além de um planejamento financeiro, é necessário contar que alguns fatores estejam a seu favor, como por exemplo, a distância entre onde você está e para onde planeja ir passar esse momento de merecido descanso. 

No post de hoje, vamos falar sobre dicas práticas de viagem e como é importante um planejamento financeiro rápido, prático e assertivo. 

Pesquisa na internet 

Existem vários aplicativos que além de oferecerem promoções relâmpagos de passagens áreas, também costumam promover pacotes de passagens com hospedagem incluída.

Se você construir um hábito de pesquisa diária, em horários distintos, é possível que se depare com algumas dessas promoções e consiga adquirir uma boa passagem, hospedagem, ou ambos, por um preço bacana. 

Aproveite para registrar o padrão de preços e a média diária cobrada pelos hotéis. Faça comparações com base nesses valores e veja o que cabe melhor no seu bolso e no seu orçamento. 

Faça simulações no seu planejamento de viagem

Com as informações obtidas na pesquisa que você realizou, onde viu preços e fez comparações, agora é a hora de simular. 

Nesse momento, além de identificar uma base para os gastos que você terá na sua viagem, você também consegue entender se vai conseguir arcar com todos eles, ou não. 

Uma boa dica é utilizar aplicativos de controle financeiro, onde você pode cadastrar despesas, receitas e estabelecer metas, o que é muito bom para a próxima dica: faça uma reserva de emergência. 

A reserva de emergência é importante para a vida, mas para quem está viajando se torna mais essencial, afinal, você está indo para um lugar distante da sua casa, na maioria das vezes.

Por isso, é importante ter um dinheiro além daquele que você reservou para os seus gastos, pois em certos casos, urgências e emergências podem acontecer. 

Lembre-se de pontos importantes

É fundamental verificar pontos importantes como:

  • Preço de diárias; 
  • Tipos de acomodações; 
  • Acesso a via pública; 
  • Distâncias;
  • Serviços de hospedagem;
  • Calendário e cronogramas; 
  • Média de gastos diários;

Outros lembretes também podem ser personalizados, como: despesas com crianças, brinquedos, parques, animais de estimação e outros. 

O perto talvez seja mais prático e econômico

Uma simples pesquisa também pode te revelar locais paradisíacos e que estão mais perto do que você imagina. 

De longe, uma das maiores despesas do projeto de qualquer viagem, são as passagens aéreas para deslocamento. 

Imagina se você consegue achar um lugar perto de você, que vai te render momentos maravilhosos e que você consegue chegar sem precisar pagar por passagens aéreas.

Por isso que o levantamento feito na pesquisa é importante! 

É a partir dele que você vai conseguir se planejar para gastar menos, curtir mais e quem sabe, repetir a dose em um futuro não tão distante. 

Se tiver curtido, comenta sua opinião sobre o assunto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.