Pega essas dicas do que fazer em Paúba e arredores nas férias de inverno.
Curtir o litoral durante o inverno tem seu charme e suas vantagens. O trânsito bem mais tranquilo é uma delas, o pôr do sol ainda mais lindo que no verão, com suas cores avermelhadas intensas, aquele solzinho fresco que só o inverno tropical pode nos proporcionar. E mais.
Anota essas dicas do que fazer em Paúba e arredores no outono-inverno.
#1. Essa época do ano quase não chove: aproveite
Sim, é verdade, o inverno não é considerado uma época chuvosa por aqui. Raros são os dias cinzentos. Então, aproveitar a temperatura mais amena é uma ótima pedida para fazer caminhadas muito mais agradáveis sem correr o risco de “morrer” de calor.
Conhecer as praias do litoral norte de São Paulo e admirar o lindo horizonte que todas elas têm é um presente. A frequência é mais baixa e fica ainda mais fácil se surpreender com tanta beleza.
#2. Conte com preço mais atrativos
É a lei da oferta e procura: com menos gente no litoral, a procura é menor e os preços caem. Hotéis, pousadas, lojas, feirinhas, passeios, restaurantes, bares e quiosques precisam continuar se mantendo e, normalmente, reduzem um pouco os preços nessa época.
Para quem já conhece, sabe que vale o repeteco. Para quem nunca foi, eis a chance de conhecer.
#3. Trilha do Pico do Baepi, Ilhabela
O inverno é a época mais propícia para a prática do montanhismo por causa da baixa incidência de chuvas. A trilha do Pico do Baepi, apesar de ser considerada de nível difícil, é recomendada para este período do ano. O percurso completo, ida e volta, tem aproximadamente 7,4 km e a trilha fica no Parque Estadual de Ilhabela.
Logo no início há um mirante de onde é possível avistar todo o Canal de São Sebastião, com o Parque Estadual da Serra do Mar, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e o Arquipélago dos Alcatrazes, protegido pela Estação Ecológica de Tupinambás.
A caminhada começa em área aberta, mas logo se embrenha para a Mata Atlântica. Fauna e flora variam com a altitude e a mudança de clima, até o pico, a 1.048 m do nível do mar.
A visita é obrigatoriamente guiada por um monitor credenciado.
Para os aptos e adeptos dos desafios radicais, o passeio é incrível.
#4. Ecoturismo em São Sebastião
Com grande biodiversidade, São Sebastião tem trilhas, cachoeiras e muitas atividades de ecoturismo a oferecer.
Maresias e Boiçucanga, por exemplo, têm alguns roteiros desse tipo. O contato com a natureza é revigorante.
A trilha dos Mirantes liga a praia de Maresias e Paúba, é curta, fácil de percorrer e leva até o Costão da Paúba.
Outra opção é a trilha de Calhetas, até a praia deserta de Calhetas, com 25 minutos de percurso. Aqui também tem um mirante e uma cachoeira.
Em ambas as trilhas é possível praticar rapel.
O Circuito de Cachoeiras Ribeirão de Itu é formado por três cachoeiras, Hidromassagem, Pedra Lisa e Samambaiaçu. Fica em Boiçucanga, no Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar.
#5. Observar a passagem de baleias e golfinhos
Essa dica é top: em busca das águas frias, as baleias, em sua grande maioria baleias-jubarte, são comumente vistas pelas águas do litoral norte de São Paulo.
Além delas, os golfinhos também são avistados, dando um show de acrobacias no mar.
Inesquecível.
#6. Paz, a tranquilidade e o sossego
Lembre-se de curtir a paz, a tranquilidade e o sossego que só durante essa época do ano é possível ter no litoral.
O ócio também faz parte de uma boa qualidade de vida.
Agora faça as malas e venha curtir Paúba, esse pedaço do paraíso. Aproveite que as férias de julho estão batendo à porta e faça logo a sua reserva.