Dicas úteis para os pais que fazem home office com as crianças de férias.
O mês de julho pode ser ao mesmo tempo bom e desafiador para quem tem crianças em idade escolar em casa.
Dividir-se entre as férias de inverno dos pequenos e as atividades do trabalho que não receberá nenhuma pausa, pode se tornar exaustivo.
Ao menos para os adeptos do home office, é um pouco mais fácil resolver essa questão e, trabalhar enquanto cria memórias com os filhos, é possível.
Reunimos algumas dicas de como se organizar para que julho não se transforme num caos.
Vamos lá.
#1. Organização, planejamento, rotina e disciplina
Saber exatamente quais são as atividades de trabalho já ajuda na hora de programar o tempo que cada uma delas precisa para ser concluída. Dividir o dia entre as obrigações e a diversão de acordo com a faixa etária dos filhos ajuda.
Programar os horários é fundamental.
Uma boa ideia é dividir o dia em turnos. Trabalhar um pouco de manhã, no final da tarde e início da noite, enquanto o final da manhã e o início da tarde ficam reservados para a diversão.
Seguir uma rotina de refeições já pode ser um momento partilhado em família. Os momentos à mesa são muito prazerosos e os almoços, lanches e jantares podem ser um pouquinho mais longos que de costume.
Além de organizar e planejar, é preciso disciplina para seguir o que foi proposto.
Lembrando sempre: vamos nos propor “metas” tangíveis. E também que imprevistos acontecem. Vamos viver um dia de cada vez. Com planejamento, no final tudo se acerta.
#2. Prepare e mantenha em ordem o seu ambiente de trabalho
Seja um escritório ou apenas uma escrivaninha no canto do quarto, o ambiente onde se trabalha deve ser mantido em ordem para facilitar o bom andamento das funções que precisam ser executadas.
A desordem leva ao caos e, no mês de julho, com as crianças em casa, é o que menos desejamos.
#3. Se puder, conte com uma rede de apoio
Se conseguir estruturar uma rede de apoio, ponto para você. Nessas horas é muito bom contar com a ajuda dos avós, babá ou vizinhos mais próximos.
Mas se não for o seu caso, siga adiante. Não adianta se cobrar ou punir por algo que não faz parte da sua realidade. Vamos seguir para a próxima dica.
#4. Pausas curtas e regulares para interagir com os menores
Se as crianças de férias ainda são bem pequenas, se policie para fazer pausas curtas, mas regulares para interagir com elas. O tempo pode ser curto, mas sendo de qualidade, faz muita diferença.
#5. Escolha um roteiro próximo, que tenha espaço para o seu home office e faça uma pequena viagem
Sair do mesmo ambiente de todo dia, mesmo que por um breve intervalo de tempo, normalmente causa um impacto positivo maior. Optar por viajar é sempre um “evento” e certamente as memórias desses eventos são inesquecíveis.
É importante que o destino escolhido tenha espaço para o home office e seja estruturado para a garotada também.
Já experimentou curtir uma praia no inverno? Aqui no Brasil é possível e o pôr do sol é ainda mais lindo que no verão.
O Porto Paúba tem um espaço dedicado para o seu anywhere office.
E, do outro lado da balança, piscinas climatizadas, churrasqueira, parquinho, sauna… tudo para relaxar, mesmo enquanto ainda tem que trabalhar.
O pé na areia que deixará os seus dias inesquecíveis.
Curta as férias de julho, mesmo precisando de home office, no paraíso.