O que não falta no Brasil é destino de praia, nem de montanha.
Nada como um banho de mar para recarregar as energias. Areia fofa, branca e quentinha sobre os pés, águas claras na imensidão daquele lindo mar. Sem dúvidas, a liberdade da praia é contagiante, embora há quem prefira a solidão das montanhas.
Pés na areia, de frente para o mar definitivamente são a praia de muitos viajantes.
Mas por que será?
Cientistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, realizaram um estudo sobre o assunto e descobriram que muito mais que uma simples escolha de destino, optar por praia ou pelas montanhas tem a ver com traços da personalidade do viajante.
Pessoas extrovertidas, curtem o contato com outros grupos e, sem pestanejar, tendem a escolher destinos costeiros. Curtir as férias numa praia tem mais a ver com a modernidade pela qual elas costumam se adequar na forma de viver a vida.
Já os introvertidos, tendem a escolher o silêncio e a tranquilidade reflexiva das montanhas.
E não para por aí. Outros traços de personalidade foram ressaltados.
Os praianos são otimistas, vibrantes, gostam de socializar, passar horas batendo papo, se mostram muitas vezes inquietos, divertidos, aventureiros e, surpreendentemente, são mais materialistas quando o assunto é viajar; essa turma não abre mão do conforto.
Enquanto os amantes das montanhas são mais equilibrados, costumam relaxar quando estão cercados pela natureza, são mais egocêntricos, restritos, criativos, ótimos ouvintes e observadores, muito pensativos, gostam da paz que o silêncio pode transmitir e também são românticos.
Motivo de estudo científico ou não, passar as férias ou apenas alguns dias da semana na praia faz o coração de muitos viajantes bater mais forte. Isso é ponto pacifico.
Para a sorte de um tantão de gente, vivemos num país que é dono de um litoral gigante, de clima tropical, o que nos possibilita curtir a praia praticamente durante o ano todo.
Quem ainda não conhece, com certeza vai amar Paúba, uma praia na orla de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Já ouviram falar no nosso pôr do sol? É de uma beleza sem igual. Venham!
E quem já conhece, sempre quer voltar.
Nós, do Porto Paúba, esperamos por você, praiano convicto e também por você, amante da montanha, mas que quer dar uma chance à praia.
Seja para passar as férias ou apenas alguns dias da semana, você vai se sentir em casa.